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Arcade

Os Arcades ainda são as melhores atrações do mundo do entretenimento. Desde a sua criação, até hoje, vêm divertindo crianças, jovens e adultos.
Os Arcades de hoje em dia, nem se comparam aos primeiros aparelhos, lançados há quase 40 anos. As novas máquinas, ganharam movimento, cor, dinamismo e interatividade. Não é para menos, afinal, com as tecnologias que surgem a cada momento, a sua evolução foi feita utilizando todos os recursos disponíveis.
O primeiro jogo de Arcade (SpaceWar) foi desenvolvido em 1961, por Steve Russell, estudante do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), este foi o primeiro jogo interativo. Em 1962, Nolan Bushnell matricula-se na escola de engenharia da universidade de Utah, onde conhece o jogo SpaceWar de Russell.
Nolan Bushnell começa a desenvolver projetos para serem rodados em Arcade, mas se depara com a dificuldade de acesso aos caros computadores de 1965.
Finalmente em 1970, Bushnell consegue desenvolver o primeiro Arcade com o jogo SpaceWar, que recebeu o nome de Computer Space. A empresa Nutting Associates, compra este projeto e contrata Bushnell para gerenciar a sua fabricação.
Um ano depois (1971), a Nutting Associates lança os primeiros Arcades do Computer Space. São fabricados 1500 aparelhos com monitores de 13 polegadas, preto e branco em uma cabine com um visual futurístico. O jogo começa a ser vendido, mas o público o acha demasiadamente difícil de jogar.
Em 1972 é lançado o primeiro videogame, que foi chamado de Odyssey. No dia 24 de maio, a Magnavox mostra o seu videogame em uma convenção em Burlingame, Califórnia. A Nutting, acreditando que este poderia ser uma grande concorrente dos seus Arcades, manda Bushnell para testar o produto. Bushnell passou horas testando jogos como Tênis, entre outros, e informou à direção da Nutting que não havia achado o Odyssey interessante, e que ele não teria como competir com o Computer Space.
O Computer Space não vende muito bem, e Bushnell chega à conclusão de que o jogo é realmente muito difícil. Ele percebe que tem que fazer algo mais simples. A Nutting Associates, dá certa branca para que ele desenvolva um novo projeto. Bushnell chega à conclusão que, como ele é o cérebro que está por trás do jogo, tem que ter maiores participações na empresa e as reinvindica. Ele exige um terço de Nutting, o que foi recusado. Com isso, ele deixa a empresa.
Logo em seguida, Bushnell abre sua própria empresa com o nome Syzygy (A configuração, em linha reta, de três corpos celestiais), mas esse nome já estava sendo usado por outra companhia. Então ele mudou o nome para Atari, um termo que, no japonês, é equivalente ao “check”, no xadrez.
A Atari cria seu primeiro jogo chamado de Pong. Ele é um jogo de tênis muito simples e tem este nome por duas razões:
1 – Pong é o som que a bolinha faz quando bate na raquete ou no outro lado da tela;
2 – O nome “Ping-Pong” já era registrado!
Bushnell tenta vender o seu novo jogo, para os fabricantes de Arcade, mas ninguém quer comprá-lo. Ele volta para a Califórnia e decide, ele mesmo colocá-lo no mercado.
Bushnell coloca o Arcade do Pong, para teste, no Andy Capps, um bar local. Duas semanas depois, ele foi avisado que a máquina havia parado de funcionar. Ao se colocar uma moeda, ela não fazia nada. Bushnell foi até o local, para verificar o ocorrido. Chegando lá, descobriu que a máquina realmente havia parado de funcionar, não por defeito, mas devido ao grande número de moedas que havia dentro dela. Pong já era um sucesso.
A Magnavox (fabricante do Odyssey) então, processa a Atari, alegando que Pong é uma cópia de seu jogo e apresenta um livro de assinaturas onde consta a presença de Nolan Bushnell, na demonstração do Odissey em Burlingame. Por US$ 100.000 (Cem mil dólares), a Atari compra os direitos para fabricar o jogo. E qualquer empresa que desejar fabricar o jogo, deveria pagar, para Magnavox, uma taxa de licença.
Enquanto Pong faz um tremendo sucesso, diversas empresas, incluindo a Nutting, criam jogos similares. No decorrer do ano de 1973, existem mais de 25 empresas, competindo com o Pong. Ted Dabney (sócio de Nolan Bushnell) acredita que a Atari irá ter um baixo lucro devido à concorrência, e resolve vender sua metade da companhia para Bushnell.
No ano de 1976, Bushnell vende a Atari por US$ 28 milhões para Warner Comunications, e continua na empresa, como presidente.
A Atari abre o primeiro Pizza Time Theatre, uma inovação, na época, com uma combinação de restaurante e fliperama. No local, foram colocados animais robóticos, jogos eletrônicos e comida. O mascote do restaurante é um rato chamado Chuk E. Cheese. Bushnell havia pensado neste conceito, três anos antes, enquanto aguardava, em uma fila de uma pizzaria.
Bushnell deixava a presidência da Atari e assina um contrato, no qual se determina que ele não poderia competir com a empresa durante 5 anos. Bushnell compra os direitos do Pizza Time Theatre, da Atari e começa a vender franquias. Ray Kassar passa a ser o novo presidene da Atari.
No ano de 1980, a Namco lança o Pac-Man, o mais popular Arcade de todos os tempos. Foram vendidas mais de 300.000 unidades no mundo (sem contar o número de máquinas piratas, existente em todo o mundo), pelo menos 100.000 máquinas foram vendidos nos Estados Unidos com o nome original “Puck Man”. Mas este nome foi trocado, pois o pessoal que frequentava os fliperamas, aproveitava a semelhança das palavras, transformava o P em F, e Pac Man virava “Fuck Man”. Pac Man foi o primeiro game popular desenvolvido para homens e mulheres.
No ano de 1981, a indústria americana de Arcade fatura US$ 5 bilhões. Segundo pesquisas feitas, os americanos gastavam 75.000 horas jogando.
Magnavox lança um jogo chamado K.C. Munchkin para o Odyssey2. A Atari acha que o jogo é muito similar ao seu e resolve processar a Magnavox. A Atari acaba ganhando o processo e a Magnavox foi obrigada a retirar seu produto do mercado.
Em 1993, tem início a era dos 32 bits. Os jogos dos Arcades começam a ganhar mais vida, cores e som.
Devido à violência dos jogos Mortal Kombat e Night Trap, os senadores Joseph Lieberman e Herbert Kohl, iniciam uma “investigação” sobre jogos violentos, ameaçando banir, de qualquer maneira, os jogos que assim fossem considerados. Com isso, conseguiram instituir um sistema de classificação de jogos.
Em 1994 entra em prática o ESRB – Entertainment Software Rating Board (Conselho de Classificação de Entretenimento), que estabeleceu uma classificação para os jogos. Os fabricantes deveriam colocar na embalagem, a recomendação de idade para a qual eram aconselhados. Desta forma os consumidores saberiam que jogos poderiam adquirir, o grau de violência ou se continham cenas picantes.
Os senadores Kohl e Lieberman, responsáveis pela avaliação dos jogos, emitem seu relatório anual, no qual mostram que as indústrias estavam concordando com as novas normas. Os senadores não estão muito felizes com os varejistas, porque a maioria das lojas não tem política de impedir que menores obtenham jogos com temas impróprios. A indústria do Arcade, que ainda estava no processo de especialização da classificação de seus jogos, não foi avaliada pelos senadores.
Em 1998, começou a idade moderna, tanto para os Arcades, quanto para os Consoles. Foram lançados novas máquinas e novos jogos. A Sega lançou uma versão Arcade do Dreamcast. A máquina tem a mesma potencialidade das máquinas de Arcade da época, modelo 3, porém, com uma diferença. A máquina estava a venda por um terço do preço.
Herb Kohl, o senador que, em 1994, foi totalmente contra a venda de jogos violentos, elogia a indústria de videogames, por ter criado um sistema de classificação para os Arcades, com mensagens de advertência. Por causa desta cooperação, Kohl prometeu que nenhuma lei nova seria sancionada. Kohl, no entanto, ameaçou boicotar os Arcades que não cooperassem com as classificações requeridas. A venda dos jogos foi proibida nos grades magazines. O primeiro a fazer isso foi o Wall-Mart, que proibiu a venda de 50 jogos de Arcade em sua cadeia de lojas nos Estados Unidos. Segundo eles, “estes jogos são considerados impróprios pelos padrões do Wall-Mart”.
No ano de 1999 os emuladores se tornaram um grande pesadelo para as empresas de entretenimento.